Por Felipe Campinas, do ATUAL
MANAUS – Centenas de pessoas participaram do movimento político “Amazonas Forte de Novo”, liderado pelos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD). O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (25) no auditório do Clube da OAB Amazonas, na zona centro-sul de Manaus. O espaço ficou lotado com prefeitos, deputados, vereadores e outras lideranças políticas do estado.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), esteve ao lado dos senadores e declarou: “Eu me uno a este movimento (…) A união desse grupo é para o bem do estado do Amazonas”.
O evento reuniu parlamentares de esquerda e de direita, como o deputado federal Silas Câmara (Republicanos) e o deputado estadual Sinésio Campos (PT). A deputada estadual Joana Darc (União Brasil), aliada do governador Wilson Lima, também estava no local.
No evento, Omar manifestou interesse em disputar o Governo do Amazonas em 2026 e defendeu a permanência de Braga, que tentará a reeleição. O senador explicou o objetivo da mobilização. “O ‘Amazonas Forte’ é a retomada de muita coisa que o Eduardo criou e eu dei continuidade quando cheguei ao governo”, afirmou Omar.
“É a retomada da construção de moradias em todo o estado, do cuidado com as pessoas com deficiência, do enfrentamento da insegurança — não com flores para bandidos, mas enfrentando-os como deve ser. É dessa forma que vamos voltar”, disse o senador.
“Vamos voltar com muito mais experiência e com uma grande capilaridade tanto no Congresso Nacional quanto no governo. Por isso, se Deus me der a oportunidade de governar este estado novamente, precisarei muito da ajuda do Eduardo Braga no Senado Federal”, concluiu Omar.
Braga disse que o movimento é em prol do desenvolvimento econômico do estado e surgiu durante as discussões da reforma tributária, na qual ele foi relator. Na ocasião, sob pressão de deputados do sul e sudeste do estado, os parlamentares amazonenses conseguiram manter os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
“Nós, lideranças da capital e do interior, chegamos à conclusão de que era necessário um chamamento público para o Amazonas — independentemente de partido. Aqui há pessoas de todas as siglas, porque o nosso verdadeiro partido é o Amazonas, é o povo do Amazonas. Nossa ideologia não é ser de esquerda ou de direita, é estar a favor do homem e da mulher amazonense”, completou o senador.

Braga defendeu a união em torno de pautas voltadas ao desenvolvimento econômico, como a pavimentação da BR-319 e a exploração mineral, iniciativas que esbarram em preocupações ambientais.
“Chega de nós, amazonenses, cuidarmos da floresta, vivermos sobre uma riqueza que Deus nos deu e, ainda assim, permanecermos pobres, sem o direito de explorá-la. Chega de tentarem nos manter isolados, sem acesso à BR-319. Chega de termos petróleo na Amazônia e no Amazonas e quererem nos proibir de utilizá-lo para atender interesses que, sabe-se lá de quem são, mas certamente não são de quem vive aqui no Amazonas”, afirmou Braga.
“Estamos todos aqui hoje, as principais lideranças do Amazonas, para dizer: independentemente de qualquer questão partidária, estamos unidos por uma causa maior — pelo Amazonas, por um Amazonas forte novamente”, concluiu o senador.
O prefeito David Almeida fez elogios aos senadores e declarou que se uniu ao movimento para “melhorar a vida do povo do Amazonas”.
“Os senhores prefeitos que estão aqui sabem que, sem a ajuda dos senadores Omar e Eduardo, é muito difícil administrar”, disse David. “Eu me uno a este movimento para que eu possa ombrear com os senhores e, juntos, possamos trabalhar para melhorar a vida de todas as pessoas no estado do Amazonas.”
“Vamos mostrar ao povo do Amazonas que o caminho a seguir é o da união. Quando os políticos brigam, quem sofre é o povo. E aqui estamos trabalhando unidos para melhorar a vida da população do estado do Amazonas. Eu me uno àqueles que realmente trabalham para melhorar a vida do seu povo”, afirmou David.
O prefeito lembrou que Braga foi relator da reforma tributária e que atuou para manter os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, que gera 100 mil empregos diretos no Amazonas. David lembrou que Omar teve um posicionamento forte diante de parlamentares que representavam as indústrias do sul do estado, que se manifestaram contra o modelo industrial amazônico.
“O Eduardo salvou a Zona Franca. A força do senador Omar no dia da votação, se contrapondo a todos os interesses das indústrias do sul”, afirmou David.
O prefeito agradeceu, de forma tímida, pelo apoio do presidente Lula na manutenção dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus. “Não posso esquecer também do governo federal, que foi fundamental pela vontade do presidente Lula. Tem que reconhecer”, afirmou.
Outros prefeitos que participaram do evento defenderam o projeto dos senadores. “Tenho certeza que, no futuro, vai ser bem melhor com o Eduardo e com o Omar. Eu posso dizer que eles tem o nosso apoio. A gente acredita muito no Eduardo e no Omar”, disse o prefeito de Coari, Adail Pinheiro.