MANAUS — A Defesa Civil Nacional reconhece a situação de emergência em Manaquiri, município da Região Metropolitana de Manaus, devido a constantes incêndios florestais. Outros 71 municípios afetados por desastres também entraram na lista.
Conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de 1º de setembro até este sábado (28) a cidade é uma das que mais ocorreram focos de incêndios no Amazonas, com 62 registros. No estado foram 6.823.
Na quarta-feira (25), inclusive, um homem foi preso suspeito de atear fogo em uma área de vegetação no KM 16 da Rodovia Estadual AM-354, no município (distante 54 quilômetros de Manaus).
As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União). Em Mato Grosso, 60 cidades afetadas por incêndios também obtiveram o reconhecimento federal. Além de São Jorge do Patrocínio, no Paraná, Catanduva, em São Paulo.
Cidades com o reconhecimento federal de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.